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Este blog foi criado para dinamizar a comunicação entre o 6º BPM e a sua tropa, bem como para divulgar o que está ocorrendo na nossa Policia Militar e em especial no nosso Batalhão de Cruzeiro do Sul-Ac. Sejam bem vindos.


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quinta-feira, 22 de setembro de 2011

PLANO DE SEGURANÇA PARA A EXPOACRE JURUÁ 2011 FOI UM SUCESSO

O evento que ocorreu entre os dias 01 e 04 de setembro de 2011 no município de Cruzeiro do Sul - AC, a Expoacre Juruá 2011, em matéria de segurança foi um sucesso.
Iniciamos o planejamento com bastante antecedência, com a construção de seis tablados em madeira através de uma parceria com o IBAMA, que cedeu a madeira, e a Unidade de Recuperação Social Manoel Neri da Silva, que construiu os tablados na sua marcenaria, tivemos ainda a o apoio de uma empresa de Rio Branco – AC que nos doou seis totens timbrados com o logotipo da PMAC, sendo uma inovação no policiamento a utilização dos tablados elevados e dos totens, proporcionando um maior controle na área de shows onde qualquer cidadão que necessitasse de apoio, podia avistar os postos policiais que lá permaneciam sempre em prontidão, dispostos em pontos estratégicos na área de shows, coibindo os ilícitos e trazendo uma sensação de segurança à população, o que foi fundamental nos resultados positivos das ocorrências policiais que foram bastante satisfatórios.
                                                                        

O Comando do 6º BPM preocupou-se também em montar um banner na entrada do Parque de Exposições, com um mapa impresso onde se visualizava a distribuição de todo o policiamento que foi feito por setores, e dessa forma tanto a população como os policiais podiam identificar rapidamente os locais onde o policiamento permaneceria, além disso, o Comandante, Major PM Alves, em uma formatura antecipada explanou aos policiais do 6º BPM, sobre a distribuição do policiamento. O próprio 6º BPM encarregou-se através da P-4 de fixar e desmontar os tablados e totens que serão utilizados em outros eventos de grande porte em Cruzeiro do Sul. Foram distribuídos aos policiais de serviço lanches, água e refrigerantes em todos os dias da feira, e ainda estacionamento gratuito aos policiais que estavam de folga, que apenas apresentavam suas identificações no portal de entrada.


Foi disponibilizado o pagamento de bancos de hora para todos os policiais que foram escalados na Expoacre Juruá 2011, este ano também não foi necessário o deslocamento de policiais da capital, sentimos uma grande motivação por parte dos policiais do 6º BPM, inclusive alguns voluntariamente interromperam suas férias para ajudar no policiamento.


Ainda como parte do planejamento o Comandante reuniu-se com todas as categorias envolvidas na organização e execução do evento, afim de que tudo fluísse na mais perfeita ordem o que de fato ocorreu. Definiu-se com a equipe de governo e o SEBRAE, responsáveis pela organização da feira, que haveria apenas uma única via acesso ao Parque, o que facilitou o controle com a utilização de detectores de metal do 6º BPM, que foram fornecidos aos seguranças particulares coibindo a entrada de armas no evento. Definimos com as empresas de transportes, ônibus, vans, táxis, moto táxis, prefeitura, como funcionaria o trânsito e o transporte de pessoas ao Parque de Exposições, estabeleceu-se inclusive os pontos de embarque e desembarque, o que funcionou muito bem, o Comando procurou ainda os órgãos de imprensa e especificou todo o evento do primeiro ao último dia, inclusive a cavalgada.
Foto: Onofre Júnior
 

A OPERAÇÃO

Ficou definido que as vans sairiam do centro da cidade direto para o parque onde o 6º BPM disponibilizou uma guarnição com três policiais, para efetuarem uma revista no embarque (setor 01). Como os ônibus, moto táxis e taxis não tiveram pontos de embarque de ida fixos, foi disponibilizado na metade do caminho um posto de controle, onde uma guarnição da COE realizou a revista nestes últimos (setor 02). Na estrada do parque e ao longo das vias de acesso ao parque, estrada do Igarapé Preto e aeroporto (setor 03), foram disponibilizados nove policiais, oito agentes do CIRETRAN de Cruzeiro do Sul e oito agentes do DETRAN de Rio Branco por noite, o que foi suficiente para garantir a fluidez e a segurança no trânsito.
Na primeira noite da feira, devido ao show do cantor Bruno, da dupla “Bruno e Marrone”, tivemos um público estimado em 40.000 pessoas o que causou um grande congestionamento no trânsito, onde por volta das 11h30min o Comandante Major Alves, que se encontrava no local, decidiu alterar o sentido do trânsito transformando o trecho entre o bairro da COHAB até a entrada do parque, em uma via de mão única com duas faixas, desviando o trânsito para que fosse feito o retorno para a cidade pela estrada velha do aeroporto, pois o congestionamento se estendia por aproximadamente oito quilômetros, o que contribuiu de forma decisiva para que as pessoas chegassem ao show no horário previsto.
Como só havia um acesso ao parque para os visitantes, possibilitando um melhor controle, na primeira noite foram recolhidos sessenta vasilhames de vidro de pessoas que pretendiam adentrar com bebidas, na segunda noite foram recolhidos vinte e sete, na terceira dezoito e na última quarenta e dois vasilhames; as conduções de pessoas detidas ao setor de triagem foram de quatro na primeira noite, três na segunda, zero na terceira e quatro na última noite, números bastante satisfatórios.


A CAVALGADA

Foram 17,5 Km de cavalgada, saindo do terminal rodoviário, percorrendo algumas ruas da cidade até a chegada ao balneário Antártica, aproximadamente 500 cavalos, 35 quadriciclos, 45 caminhonetes, várias comitivas, muitos automóveis e aproximadamente 3.000 pessoas participaram da cavalgada, utilizamos 25 policiais e agentes de trânsito no policiamento, onde foi interditado o trecho do trevo da COHAB até o Posto Rodoviário. O evento iniciou-se às 09h00min sob o comando do Vice-Governador Cézar Messias, tendo o controle do policiamento ficado a cargo do Major Alves que comandou a operação, que certamente foi o evento mais trabalhoso durante toda a feira. A previsão era cruzar o trevo do Posto Rodoviário às 12h00min, mas devido há muitas paradas durante o trajeto ocorreu um pequeno atraso. O comandante Major Alves solicitou o apoio ao Vice-Governador no sentido de parar a cavalgada no trevo do Posto Rodoviário, para que todos atravessassem a via que dá acesso ao aeroporto, haja visto já ser 13h00min podendo haver prejuízo para as pessoas que iriam embarcar no voo das 14h00min, o que foi feito, não prejudicando ninguém quanto ao horário do embarque. Estava previsto pela organização do evento que só as comitivas iriam para o balneário Antártica, entretanto todas as pessoas que participavam da cavalgada foram para local, onde fomos obrigados a deslocar uma Rádio Patrulha para reforçar o policiamento, o que se justificou, pois havia uma grande concentração de pessoas no balneário, onde inclusive tivemos que efetuar quatro conduções à Delegacia de Polícia, por vias de fato.

CONCLUSÃO

Tivemos muito trabalho, mas está provado que se nós planejarmos as nossas ações com antecedência, agirmos pro ativamente, pouca coisa ou quase nada poderá sair errado e analisando os números das ocorrências policiais, concluímos que o nosso Plano de Segurança para a Expoacre Juruá foi um sucesso, onde ganhamos experiência com nossos erros e acertos e assim nas edições futuras desse que é um dos maiores eventos realizados no Estado, poderemos melhorar ainda mais o serviço de segurança pública que prestamos a nossa sociedade.
O Comando do 6º BPM agradece aos superiores que nos deram todo o suporte e aos subordinados pelo empenho, dedicação e compromisso para com o serviço, em especial aos policiais que sacrificaram suas férias retornando ao serviço para nos ajudar.

6º BPM SERVIR E PROTEGER!

Foto: Blog A Princesinha do Juruá
             

   Foto: Gleisson Miranda
               

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